17 de fevereiro de 2016

Rotina dirigida pela Sarah

Editar Postado Por: Com Sem Comentarios


Eu sigo, literalmente, os sinais dela. Ou seja, procuro nela indicações do que precisa em vez de impor horários para comer, dormir ou brincar.

Os horários variam de um dia para o outro. 



No primeiro mês não tem muito como forçar uma rotina.
A rotina da hora de dormir é simples: um banho, uma roupinha, mamar e ir para a cama. Eu deixo ela pegar no sono enquanto mama. 

"Às 19h começo a reduzir o barulho e apagar as luzes".

Procuro não conversar muito com ela durante as mamadas noturnas para que ela aprenda que a noite é para dormir.


Eu agradeço todas as vezes em que ela acordava mais tarde.

Eu queria dormir até mais tarde: imagine alguém que não dorme bem à noite e que durante o dia fica um caco cuidando de um bebê. Essa sou eu! Por vezes, eu fico horas acordada durante a madrugada – e por isso torço para conseguir dormir um pouco mais pela manhã. Mães que não dormem me entenderão perfeitamente!

Aqui em casa não funcionamos bem pela manhã. 

O pai, normalmente, está fora na maior parte do dia. Eu me policio e deixo o pai agir com mais liberdade. Essa liberdade permite que o pai participe mais da rotina dela e divida comigo as tarefas.


Não foram fáceis esses dias para mim. Principalmente porque eu fiquei e ainda estou muito fraca após o parto. Foram uma soma de fatores,  mas o principal é não dormir . Quando o corpo não descansa fica com a resistência baixa.
Tive muita sorte da Ju ser um anjinho.
Cansativo mesmo é amamentar e acordar de madrugada.
A Ju é 100% comigo. 
A rotina dela se resume em algumas poucas atividades; TROCAR, MAMAR e ARROTAR. E como atividades extra: tomar sol tomar banho.
A troca das fraldas:
Eu costumo trocar sempre depois de amamentar. Isso porque depois de mamar, ela geralmente suja a fralda. Depois ela já fica mais esperta para mamar. E também não é bom deitar o bebê depois de mamar pois ele pode ficar enjoadinho e voltar o leite. Ela adora fazer xixi e cocô assim que eu abro a fralda. Não arrisco deixar sem uma proteção pois possivelmente a Sarah sujará tudo. 
O Arrotar:
Arrotar pode demorar uma eternidade, mas é muito importante. Sem arrotar é arriscado deitar um bebê pois o leite pode voltar e fazer com que ele engasgue. Eu mesma já vi isso acontecer aqui em casa diversas vezes mesmo já tendo arrotado. Então sempre após as mamadas, mantenho a Juliana em pezinho no meu colo e espero ela arrotar. É cansativo mas evita uma série de incômodos para ela e ainda ajuda evitar o refluxo.
Tomar Sol:
Para tomar sol, eu deixo a Sarah só de fraldinha ou de calcinha 10 minutos . 
O Banho
Saindo da água, já troco, ela mama e vai dormir.
O banho eu dou a qualquer momento do dia. No entanto, nos dias mais frios, prefiro os horários mais quentes. Eu dou banho na minha filha duas vezes por dia, sendo uma delas somente com água para refrescar. Assim, evito que a pele dela fique ressecada com o uso excessivo de sabonete.
E esse é o meu dia com ela. 
Mamar em livre demanda é muito ruim, me enlouquece!
…é cansativo. Pois não é fácil dormir no máximo 2-3 horas e ainda amamentar e cuidar de todo o resto.
Dia 15 a Juliana completou 1 mês de vida e eu estou muito feliz. Apesar de cansativo, não tem nada mais gostoso que cuidar de um bebezinho! Tenho tentado curtir o máximo possível. Por isso sempre que eu me sinto exausta, lembro que essa fase passa! É tão gostoso…
- eu sempre converso com  a Sarah, explicando tudo o que eu vou fazer com ela ("agora vou levantar as suas perninhas pra tirar a fralda" etc);
- enquanto ela está acordado em outro lugar que não o meu colo, fico falando em voz alta o que eu estou fazendo ("mamãe está abrindo um pacote novo de algodão porque gasta muuuuito" etc);
- falo "mamãe ama muito você";
- canto musiquinhas para ela;

Faço o melhor que eu posso, para não me arrepender depois.



0 comentários:

Postar um comentário